segunda-feira, 24 de março de 2008

O livro

"Inteligências criativas, por terem evoluído, necessariamente chegam mais tarde ao universo e, portanto, não podem ser responsáveis por projetá-lo. Deus, no sentido da definição, é um delírio; e, [...] um delírio pernicioso."
[Richard Dawkins]

Genial!
Esta menção é da quadragésima quarta página de "DEUS, UM DELÍRIO", de Dawkins. E a cada página um sorriso, em estar lendo sobre tudo aquilo que CREIO por não PRECISAR acreditar. Notável palavra em se tratando de religião.. Por que as pessoas PRECISAM acreditar em algo indiscutível (aos teístas), supremo, infinitamente poderoso e invisível?
Talvez pra não ter erro de se verem descrentes... hehehe

Para mim, DISCUTIR a existência de um Deus pessoal - idéia esta que, assim como para Eistein, me parece um bocado estranha e ingênua - é a coisa mais simples de todas, ao meu ver:

Não há POSSIBILIDADE LÓGICA de existência!
Opinião LÓGICA minha que vai de encontro com quatrocentos milhões trezentos e vinte e quatro mil, setecentos e trinta e duas POSSIBILIDADES ILÓGICAS de existência.

...

Nossa... Eu tô até meio pasma com algumas posturas que tenho adotado até então, com relação as coisas comuns à religião. Notei que tenho sido conveniente por convenção. Convencionou-se respeitar, reverenciar, considerar, temer, poupar, ACIMA DE TUDO e ABAIXO DE NADA, tudo o que envolve a Igreja, de forma incomensuravelmente cuidadosa, independente de qualquer ENTIDADE existente no Planeta Terra porque.... porqueeeee....... Por quê???

Não que eu pense em faltar com respeito à Igreja ou xingar um padre, pastor (ok.. pastor...q), ou freira! JAMAIS desrespeitaria alguém de graça, nem pagando eu faço isso... Sou contra o desrespeito. Só em casos extremos. Mas... Voltando ao raciocínio... Por que a religião está acima de qualquer argumentação ou crítica mundana, se ela é comum à Terra? Por que não se condena brincadeiras como charges sobre o Lula, o Bush, o príncipe Charles, e sei lá mais que autoridade maior da sociedade; e proporcionalmente não brincar com o NOME da IGREJA, dizendo por exemplo que Maria pulou a cerca e saiu espalhando por aí que estava grávida de um anjo? Por pertencer a "Deus"? Que Deus? O seu ou o meu? Ou o dele? Ou o daquele outro? Mas se é assim...

Conforme a lógica religiosa, todos somos pertencentes a Deus.
Então raciocinemos! Se a Igreja que fora criada pela humanidade e concretizada pelo mundo material - sim, pois nunca ouví sobre uma cátedra vinda do plano divino - TEM que ser RESPEITADA pois pertence à Deus... Logo deve-se a todos TAL respeito. Nada de zuar o LULA!
Já dizia Maquiavel, para conquistar o poder deve-se ser TEMIDO porém NÃO ODIADO.
É.. A religião conseguiu. Eu não odeio religião, mas não concordo com suas premissas. Temo. Temo seu universal poder "infundavelmente indiscutível"¹. Como não temer uma doutrina que se diz divina, na qual as maiores matanças, dores e sofrimentos do mundo foram providas por ela?
Além do que, TEMO ao pensar sobre a pesquisa citada por Dawkins, da Gallup realizada em 1999, onde perguntou aos americanos se eles votariam em uma pessoa qualificada que fosse mulher (95% votariam), católica (94% votariam), judia (92%), negra (92%), mórmon (79%), homossexual (79%) ou ateia (49%).

Ou seja...
Menos da metade votaria em mim... EM MIM! ...
Enquanto isso, pessoas como o Collor, o Pitta, o Agnaldo Timóteo, Clodovil, Ruth Lemos (dos políticos por profissão mais ridiculamente notáveis), têm a chance de se eleger mais fácil que EU, uma pessoa de ideais políticos por vocação, por acreditarem em amigos imaginários.
Mas o que seria DEUS se não um AMIGO IMAGINÁRIO? Você conversa com ele e ele te escuta (coisa de amigo), mas você não o vê, nem NUNCA o viu - vou fingir que não pensei em colocar o "nem nunca verá" fica só como uma parênteses aqui, heheh - (se nunca viu, tá na imaginação).
ehehehehhe


¹ - "infundavelmente indiscutível" : Conceito meu de fusão. de fundamento e de crítica à discussão da religião, hora por evitar o mérito, hora pela LEI invisível onde consta que religião NÃO se discute.

Bom, ou eu PARO por aqui ou já aproveito e encabeço um projeto pra iniciação científica, né?! Mas prefiro parar, meus argumentos foram só persuasões íntimas, convicções e opiniões extemporâneas... Outras melhor fundamentadas e com maior propriedade argumentativa virão.

Só quis esboçar o que senti com apenas 40 páginas de livro.
Mal posso esperar o que será ao terminá-lo!!! Uhuuu!

--

Marcel,
Você é minha inspiração! Escrevi cada linha pensando nas suas percepções.
O livro é REALMENTE de mais. Eu dou risada e aplaudo em vááárias passagens! Tem muita coisa engraçada... Nossa! Demorei muito pra achar esse livro... Que perca de tempo...rs!
Obrigada meu queriiido! Você é meu orgulho Mar.... ido! eheheh

Pri,
Sorry about the hard words. I'm just telling about the book; however about my thoughts. ehehhe
But I'm not here to convince ANYONE to trust or follow my words. NO! JUST read it and make a answer for those questions. You doing that, it would be great for you and me.

Beijossss meus lindos!

Ah!!!
Mamãe e papai agora tbm vão ler. Então...
Beijosssss mil papaisss! Depois tenho umas passagens especiais a comentar do processo em se tornar atéia e no que a família influe em tal... Muito bacana. Mas já me alonguei muito aqui.
Outro dia! ;)

Boa noite!

Nenhum comentário: